Atenção:

tudo o que aqui se encontra é da minha autoria.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Inês.



"Quem me dera ser alguém. Alguém, todavia que não fosse desprovido de consciência e racionalidade, obstante ao comum fundamentalmente valorizado. Não peço um carro, não peço dinheiro, nem fama, peço algo que só eu posso oferecer a mim própria: uma personalidade, baseada em situações que a vida me vai proporcionando. Peço reconhecimento. Quem me dera ser alguém, capaz de pensar imparcialmente o certo e errado (se é que existem estes dois conceitos), capaz de marcar presença não aos ostensivos, mas aqueles que sabem valorizar algo mais rico e valioso, algo que não se vê ou pode até tocar, algo abstracto, algo que por muito que peça ninguém me pode oferecer como presente com um laço: a minha capacidade de ser singular. Não peço muito, ou talvez peça em demasia. Não quero omnipresença ou até mesmo omnisciência, quero o quanto baste para me sentir realizada enquanto ser humano. Só quero que a minha palavra não seja somente ouvida, quero que a sintam com o sentimento que eu sinto, que vejam para lá do olhar comum e interpretem cada entrelinha do meu discurso. Quero, indubitavelmente, ser alguém conhecedor dos mais diversos mundos, culturas, alguém com a capacidade de ajudar e ensinar, forte e com a possibilidade de um dia dizer “não me arrependo de nada”. Sei que posso possivelmente estar a sonhar com um pedido tão complexo e que à primeira vista parece o cumulo de todos os pedidos, mas eu não quero algo material se nunca for alguém. Não um nome, uma roupa ou um estereótipo a seguir, alguém. Podia nomear mil e uma razões para este desejo, mas não existe uma definição concreta e absoluta do mesmo. Premeditadamente pensado, é o meu. Talvez com esta maneira de pensar, que julgo irrepreensível, não chegue lá e nunca tenha a capacidade, possibilidade ou até mesmo a humildade para atingir este meu objectivo, mas se o que me perguntam é o que quero ser, eu só posso limitar-me à verdade a que sou fiel: quem me dera ser Alguém." Trabalho de português. 

Sem comentários:

Enviar um comentário